quarta-feira, 19 de junho de 2013

19/06/2013 - Conclusão do Curso Técnico em Gestão da Qualidade - A implementação de Sistemas Integrados (texto pronunciado na apresentação do Projetos IV Universidade UNINOVE)


A decisão deve sempre partir da Alta Direção pela implementação do SGA

O modelo de Gestão Ambiental baseado na abordagem por processo (um dos oito princípios do SGQ) mostra ser possível alcançar a certificação Integrada. Abordando o processo de “Descarte de medicamentos” existente na Drogaria E.H. Faria Drogaria M.E (empresa na qual adquirimos benefícios mútuos), pois este processo abordado desempenha um papel fundamental e significativo na preservação do meio ambiente bem como o de saúde publica.

Desta forma o processo de Descarte de Medicamentos foi incluso no escopo da Drogaria.

A ferramenta PDCA é para todos os processos

Com base no modelo PDCA e sua metodologia é possível o Planejamento, Implementações e o Monitoramento das ações propostas para criação da estrutura de documentação necessária ao SGI - Sistema de Gestão da Qualidade e Sistema de Gestão Ambiental.

UNINOVE - Prédio Memorial "D"
POrganização = à Os processos e atividades (pertencentes ao escopo) devem se organizar.

DNormalização = à Os processos e atividades organizados devem se adequar as Normas ao atender os requisitos da ISO9001:2008 e ISO14001:2004.

CDocumentação = à Estabelecimento da documentação necessária (Normativas e Aplicáveis).

AMelhoria Contínua = à Através da conscientização dos envolvidos dos direitos e deveres e na busca pela melhoria dos processos.

Com isso as documentações já existentes devem passar por revisões e novos procedimentos deverão ser elaborados e passaram a integrar a Lista Mestra de Documentos a serem controlados pelo SGQ.

Uma boa e estruturada classe de documentos auxilia nos Benefícios

Documentos incluindo os registros determinados pela organização como necessários para o Planejamento, Operação e Controle eficazes de seus processos.

Alcançando maior valorização do mercado com Foco no Produto / Serviços e Cliente através  e com a devida importância com o descarte correto de seus resíduos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário