quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

ABNT NBR ISO 9001:2008

Imagine-se em um setor de duas pessoas, seu Coordenador e você, trabalhando no departamento de Gestão da Qualidade em uma organização multinacional. Agora imagine se seu Coordenador pede demissão, até ai tudo bem, não é para se desesperar. Mas se seu Coordenador pede demissão há 20 dias de uma auditoria de manutenção ISO9K quando você acaba de completar 05 meses atuando no departamento.
O fato só não é tão amedrontador se não fosse pelo gosto de desafios e busca de reconhecimento profissional, a organização também não foge à risca e faz sua parte, a contratação de um novo engenheiro de Qualidade esta em andamento e regularmente uma consultora com vasta experiência em auditorias nos da suporte.
É hora de se mexer, e uma das lições de casa que me foi passado pela consultora  é conhecer melhor a ABNT NBR ISO 9001:2008, vou falar desta, começando a partir dos itens básicos normativos e passivo de não-conformidade caso não seja evidenciado em auditoria a adoção de sua sistemática:


4.2.1 Generalidades - A documentação do sistema de gestão da qualidade deve incluir
a) declarações documentadas de uma política da qualidade e dos objetivos da qualidade,
b) um manual da qualidade,
c) procedimentos documentados e registros requiridos pela Norma ISO 9001:2008 e,
d) documentos, incluindo registros, determinados pela organização como necessários para assegurar o planejamento, a operação e o controle eficazes de seus processos.


4.2.2 Manual da Qualidade - A organização deve estabelecer e manter um manual da qualidade que inclua
a) o escopo do sistema de gestão da qualidade, incluindo detalhes e justificativas para quaisquer exclusões,
b) os procedimentos documentados estabelecidos para o sistema de gestão da qualidade, ou referência a eles, e 
c) uma descrição da interação entre os processos do sistema de gestão da qualidade

4.2.3 Controle de Documentos - Um procedimento documentado deve ser estabelecido para definir os controles necessários (emissão, análise e aprovação, assegurar-se da situação da revisão de acordo com as alterações, controle da distribuição de documentos externos e evitar o uso não pretendido de documentos obsoletos).


4.2.4 Controle de registros - A organização deve estabelecer um procedimento documentado para definir os controles necessários para a identificação, armazenamento, proteção, retenção e disposição dos registros.


Entendendo a diferença entre Documento X Registro:

  • Documento, ele define uma atividade
  • Registro, ele evidencia uma atividade
  • Documento, ele pode ser revisado
  • Registro, não pode ser revisado
  • Documento, tem elaborador, avaliador e aprovador
  • Registro, tem responsável e data
  • Documento, são Procedimentos, Manual da Qualidade e Instruções de Trabalho
  • Registros, são formulários preenchidos Documentos, podem ser Internos (Procedimentos, Manual da Qualidade) e externos (Normas)
  • Registros, podem ser Internos (formulário de processo) e externos (físicos ou eletrônicos, exemplo Laudo de Calibração)

8.2.2 Auditoria Interna - A organização deve executar auditorias internas a intervalos planejados para determinar se o sistema de gestão da qualidade
a) esta conforme com as disposições planejadas, com os requisitos da Norma ISO 9001:2008 e com requisitos do sistema de gestão da qualidade estabelecidos pela organização, e
b) esta mantido e implementado eficazmente.


Um programa de auditoria deve ser planejado, levando-se em consideração a importância dos processos e áreas a serem auditadas, bem como os resultados de auditorias anteriores.
As auditorias devem assegurar objetividade e imparcialidade do processo de auditoria. Os auditores não podem auditar o seu próprio trabalho. 

A administração responsável pela área que esta sendo auditada deve assegurar que quaisquer correções e ações corretivas necessárias sejam executadas, em tempo hábil, para eliminar não-conformidades detectadas e suas causas. As atividades de acompanhamento devem incluir a verificação das ações executadas e o relato dos resultados de verificação.


8.2.3 Monitoramento e medição de produto - A organização deve aplicar métodos adequado de monitoramento e, onde aplicável, para medição dos processos do sistema de gestão da qualidade. Esses métodos devem demonstrar a capacidade dos processos em alcançar os resultados planejados. Quando os resultados não forem alcançados, correções e ações corretivas devem ser executadas, como apropriado.


8.5.2 Ação corretiva - A organização deve executar ações para eliminar as causas de não conformidades, de forma a evitar a sua repetição. As ações corretivas devem ser apropriadas aos efeitos das não-conformidades detectadas.


Um procedimento documentado deve ser estabelecido definindo os requisitos para
a) análise crítica da não-conformidades (incluindo reclamações de cliente)
b) determinação das causas de não-conformidades,
c) avaliação da necessidade de ações para assegurar que não-conformidades não ocorram novamente,
d) determinação e implementação de ações necessárias,
e) registro dos resultados de ações executadas, e
f) análise crítica da eficácia da ação corretiva executada.                                                                                                              


8.5.3 Ação preventiva - A organização deve executar ações para eliminar as causas de não conformidades potenciais, de forma a evitar a sua repetição. As ações preventivas devem ser apropriadas aos efeitos dos problemas potenciais.



Um procedimento documentado deve ser estabelecido definindo os requisitos para
a) determinação de não-conformidades em potenciais e de suas causas,
b) avaliação da necessidade de ações para evitar a ocorrência da não-conformidades,
c) determinação e implementação, de ações necessárias,
d) registros de resultados de ações executadas, e
f) análise crítica da eficácia da ação preventiva executada. 


E assim se realiza o sistema de gestão qualidade.

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